

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Leia o texto a seguir, para responder as questões de 03 a 05.
Você sabia que existe depressão sazonal?
O termo existe, assim como a doença. Afeta de 1% a 2% da população e ocorre nas trocas de estação, principalmente quando cai o verão.
No filme Insônia, de 2002, o personagem de Al Pacino vai a uma cidade do Alasca para desvendar um crime. Com o passar dos dias e a ausência de luz solar, vem a privação do sono, e os problemas começam a ocorrer. Mas será que a luz influencia nosso estado de humor?
Pode parecer estranho, mas algumas pessoas realmente desenvolvem quadros depressivos em tais momentos. O quadro é denominado desordem afetiva sazonal (SAD – da sigla em inglês) e está relacionado, na verdade, à exposição do indivíduo à luz.
Dessa maneira, nas estações do ano em que a exposição solar é menor, como ocorre no outono e no inverno, algumas pessoas desenvolvem a SAD. Os sintomas são similares aos de quadros depressivos comuns, como irritabilidade, letargia, perda de interesse por atividades antes interessantes, falta de concentração, dentre outros.
O tratamento indicado em casos mais leves inclui atividade física outdoor, para que haja exposição a raios solares, e fototerapia. Em casos mais graves, talvez seja necessário o uso concomitante de medicamentos.
Você sabia que existe depressão sazonal? Visão Eleva. Ano 4, n. 4, set. 2018. p. 23.
Em relação aos procedimentos de coesão textual realizados no texto, assinale a alternativa INCORRETA.
No enunciado “O termo existe, assim como a doença”, apresentado no primeiro parágrafo, as palavras negritadas remetem a uma expressão linguística presente no título do texto.
No terceiro parágrafo, a expressão “desordem afetiva sazonal” retoma a expressão “quadros depressivos em tais momentos”.
A expressão “Dessa maneira”, que inicia o quarto parágrafo, introduz uma consequência do que foi apresentado no parágrafo anterior.
No enunciado “Afeta de 1% a 2% da população e ocorre nas trocas de estação, principalmente quando cai o verão”, apresentado no primeiro parágrafo, a não explicitação dos agentes dos verbos negritados gera problemas de coesão e de coerência no texto.