

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Toda esta prova aborda erros do ser humano, inclusive de linguagem, utilizando frases de autores diversos; o interesse maior das questões está em verificar sua competência na compreensão/interpretação de textos e sua capacidade de estruturar pensamentos com a língua escrita culta.
O poeta italiano Leopardi escreveu: “O sentimento de vingança é tão agradável, que muitas vezes o homem deseja ser ofendido para poder se vingar, e não falo apenas de um inimigo habitual, mas de uma pessoa indiferente, ou até mesmo, sobretudo em alguns momentos de humor negro, de um amigo”.
Esse pensamento mostra uma série de distintos conectivos; a opção em que se indica o valor correto do conectivo sublinhado é:
“que muitas vezes o homem deseja ser ofendido” / consequência;
“para poder se vingar” / explicação;
“e não falo apenas de um inimigo habitual” / conclusão;
“mas de uma pessoa indiferente” / adição;
“ou até mesmo” / retificação.