No texto introdutório da BNCC referente ao componente curricular Língua Portuguesa, encontra-se a seguinte afirmação: “Ao componente Língua Portuguesa cabe, então, proporcionar aos estudantes experiências que contribuam para a ampliação dos letramentos, de forma a possibilitar a participação significativa e crítica nas diversas práticas sociais permeadas/constituídas pela oralidade, pela escrita e por outras linguagens.” (BRASIL, 2017, p. 67 – 68). Para o alcance deste propósito, estabelece-se como unidade central do trabalho o(a)
vocabulário, para ampliar o repertório lexical dos estudantes em atividades de leitura, escuta e produção de textos em várias mídias e semioses.
sentença, para que os estudantes relacionem com correção os constituintes frasais em atividades de leitura, escuta e produção de textos em várias mídias e semioses.
período, para que os estudantes estabeleçam com coerência relações interfrasais em atividades de leitura, escuta e produção de textos em várias mídias e semioses.
texto, para desenvolver, nos estudantes, habilidades relacionadas ao uso significativo da linguagem em atividades de leitura, escuta e produção de textos em várias mídias e semioses.