Imagem de fundo

Maria é uma adolescente de 14 anos, que apresenta...

Maria é uma adolescente de 14 anos, que apresenta deficiência mental associada a dificuldades motoras, mas bem desenvolvida do ponto de vista físico. Atualmente está matriculada na 3a série do ensino fundamental I e tem progredido em suas aprendizagens acadêmicas. Maria, entretanto, convive com alunos bem menores que ela e atualmente tem demonstrado desinteresse pelas atividades acadêmicas e pelo convívio com os colegas. Nesse caso, a atitude mais adequada da professora é


A

discutir a problemática com a equipe da escola, com a família e com a própria aluna, analisando todas as possibilidades e alternativas a fim de que juntas possam encontrar a melhor solução para o caso.


B

propor à equipe da escola que a aluna seja atendida somente pela professora especialista, três vezes por semana, até que volte a apresentar interesse pelas atividades acadêmicas.


C

indicar para a família a transferência da aluna para uma escola especial, compatível com sua problemática.


D

propor à família que busque atendimento psicológico ou psiquiátrico para a aluna, uma vez que se encontra com baixa autoestima.


E

propor para a família que busque uma escola particular regular que possa matricular a aluna na 8a série a fim de que possa conviver com colegas da mesma idade cronológica.