Imagem de fundo

Considere as afirmações abaixo:I. Método difundido por...

Considere as afirmações abaixo:


I. Método difundido por Alexander Bell, que veio encapsular os surdos no modelo do ouvintismo, ou seja, de acordo com as regras da “normalidade”, prejudicando cultura, educação e identidades surdas. Foi observado que os surdos não apresentavam progressos no desenvolvimento linguístico, cognitivo-afetivo e de linguagem por meio desse método.

II. Método que objetiva usar a língua de sinais como forma básica de comunicação do surdo, a fim de favorecer seu desenvolvimento educativo. Mas a ideia dessa filosofia é que os surdos consigam se encaixar no modelo do ouvintismo, criando uma política de assimilação em que os professores utilizam a língua de sinais como ferramenta para o aprendizado da língua oficial do país.

III. Método que considera os surdos como diferentes com cultura e língua próprias, proposta educacional que visa desenvolver competência em duas línguas: a língua de sinais e a língua utilizada pela comunidade predominantemente ouvinte. Nesta proposta, tem-se a língua de sinais como primeira língua e a língua portuguesa como segunda língua, que, por sua vez, deve ser aprendida na modalidade escrita.


A correta relação das afirmações com os métodos utilizados para educação de surdos é:


A


I

II

III

oralização

comunicação total

bilíngue



B

I

II

III

comunicação total

oralização

bilíngue



C

I

II

III

oralização

comunicação gestual

linguístico



D

I

II

III

bilíngue

comunicação total

linguístico



E

I

II

III

oralização

comunicação gestual

bilíngue