Relacione corretamente os conceitos de educação de surdos...
Imagem de fundo

Relacione corretamente os conceitos de educação de surdos...

Relacione corretamente os conceitos de educação de surdos, apresentados na Coluna I, com suas respectivas características pedagógicas, linguísticas e filosóficas, descritas na Coluna II.


I. Oralismo

II. Comunicação Total

III. Bilinguismo


( ) Abordagem educacional que prioriza o desenvolvimento da língua oral como principal meio de comunicação do estudante surdo, enfatizando a fala, o treino auditivo e a leitura labial, historicamente associada à restrição ou negação do uso da língua de sinais no processo educativo.

( ) Perspectiva pedagógica que defende o uso simultâneo e flexível de todos os recursos comunicativos disponíveis, como língua oral, língua de sinais, gestos naturais, leitura labial, escrita e recursos visuais, visando facilitar a comunicação e o acesso ao conteúdo escolar.

( ) Concepção educacional que reconhece a Língua de Sinais como primeira língua (L1) da pessoa surda e a língua majoritária da sociedade como segunda língua (L2), fundamentando-se no respeito à identidade linguística e cultural surda.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de associação entre a Coluna I e a Coluna II:


A

I – II – III


B

III – II – I


C

I – III – II


D

II – III – I


E

II – I – III