

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Em busca de novas opções didáticas que possibilitem minimizar as dificuldades da aprendizagem e reduzir as taxas de reprovação na disciplina de Cálculo, o Método de Ensino por meio da Resolução de Problemas sugere a exploração de funções e seus gráficos com o software GeoGebra.
Tome-se, como exemplo, o gráfico a seguir, construído no GeoGebra, da função g(x)=x3−4x2−3x+18, para x ∈ [-2,5], e da reta tangente à g(x) no ponto T.

(Fonte: Adaptado de Biazutti, Vaz e Andrade (2020, p. 15))
Em uma atividade de exploração da reta tangente, deslizando o ponto T sobre o gráfico de g(x), os estudantes poderiam verificar que
a função g(x) tem máximo local, mas não tem ponto de máximo absoluto.
a reta tangente a uma curva nos pontos críticos que ocorrem no interior do intervalo é sempre horizontal.
os pontos de máximo e de mínimo de uma função ocorrem sempre nos pontos críticos.
uma reta tangente a uma curva só a intercepta no ponto de tangência.