Na tabela a seguir são apresentados os valores máximos R...
Imagem de fundo

Na tabela a seguir são apresentados os valores máximos R...

Considere o texto a seguir para responder às questões de números 26 a 29.

Disponibilizada pela Receita Federal em fevereiro deste ano, a tabela do Imposto de Renda 2022 deve ser usada como parâmetro para entender quanto cada pessoa deve pagar para o fisco. Sua separação é feita por faixas de renda e, para entendê-la, é importante saber interpretá-la corretamente.

Base de cálculo (mensal)

Alíquota

Valor a deduzir do IR

até R$ 1.903,98

Isento

R$ 0

de R$ 1.903,99 a R$ 2.826,65

7,5%

R$ 142,80

de R$ 2.826,66 a R$ 3.751,05

15%

R$ 354,80

de R$ 3.751,06 a R$ 4.664,68

22,5%

R$ 636,13

acima de R$ 4.664,68

27,5%

R$ 869,36.

Depois de somar todos os rendimentos tributáveis recebidos mensalmente, a pessoa deve verificar em qual faixa de renda se encontra. Basta fazer o seguinte cálculo: (rendimentos tributáveis x percentual de alíquota) – valor a ser deduzido.

(uol.com.br, adaptado)

Na tabela a seguir são apresentados os valores máximos R ascunho pagos de IR de acordo com cada faixa de tributação:

Faixa de renda

Valores de IR

1

–

2

R$ 69,20

3

R$ 207,86

4

R$ 413,42

5

–

Considerando os dados da tabela, alguém que tenha pago mensalmente um valor de R$ 263,87 tem uma renda tributável mensal de


A

R$ 3,8 mil.


B

R$ 4,0 mil.


C

R$ 4,1 mil.


D

R$ 4,3 mil.


E

R$ 4,4 mil.