Imagem de fundo

Em uma sala de manuseio, conferência e arquivamento de um...

Em uma sala de manuseio, conferência e arquivamento de um departamento, cujas dimensões são mostradas na figura a seguir, foi necessário instalar uma câmera para potencializar a segurança da confiabilidade das operações ali realizadas. O local escolhido foi assinalado por “A”, na figura.


Para energizar e transmitir informações, essa câmera terá que ser ligada ao ponto “B”, por onde passa o cabeamento elétrico e de recepção de dados.


Para o cabeamento elétrico, são necessários dois fios condutores e para a transmissão de dados apenas um. Esses cabos deverão ser fixados nas paredes, no teto ou no piso, ou em ambos.


Imagem associada para resolução da questão


Devido à necessidade de minimizar o custo com os cabos, calculou-se a menor distância entre os pontos “A” e “B”, o que resultou na compra dos cabos de energia e de transmissão de dados com as seguintes dimensões, respectivamente,


A

(8) m e (4) m.


B

(24 + ) m e (12 + ) m.


C

40 m e 20 m.


D

32 m e 16 m.