Um paciente de 32 anos de idade, etilista e diabético, foi...
Imagem de fundo

Um paciente de 32 anos de idade, etilista e diabético, foi...

Um paciente de 32 anos de idade, etilista e diabético, foi ao serviço com história de vômitos intensos há três dias e evoluiu com dispneia, tosse e febre. Realizou radiografia de tórax, que mostrou derrame pleural esquerdo e enfisema de mediastino. Foi realizada drenagem de tórax, com saída de secreção achocolatada, com resíduos alimentares. Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa correta.

A
Trata‐se de quadro clínico clássico de lesão esofágica iatrogênica na drenagem que pode ser demonstrada por endoscopia, que mostrará dreno de tórax no esôfago.

B
Trata‐se de quadro clínico clássico de síndrome de Boerhaave, ruptura espontânea do esôfago na transição esofagogástrica, e o exame contrastado de esôfago confirmará o diagnóstico.

C
Trata‐se de quadro clínico clássico de síndrome de Gougerot, ruptura espontânea do esôfago na transição esofagogástrica, e uma tomografia contrastada de esôfago confirmará o diagnóstico.

D
Trata‐se de quadro clínico clássico de síndrome de Horner, ruptura espontânea do esôfago na transição esofagogástrica, e uma endoscopia de esôfago confirmará o diagnóstico.

E
Trata‐se de quadro clínico clássico de tuberculose esofágica, com ruptura espontânea do esôfago na transição esofagogástrica, e o exame tuberculínico confirmará o diagnóstico.