

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Uma adolescente de 14 anos com diagnóstico de lúpus eritematoso sistêmico grave e em atividade está internada para tratamento com ciclofosfamida (pulsoterapia) e prednisona (60 mg/dia, por via oral). Os últimos exames complementares apontam que a paciente se encontra com neutropênica (900 granulócitos, sem alterações plaquetárias), com níveis séricos de complemento baixo e com quadro febril persistente. Há cerca de 2 horas ela apresentou, pela primeira vez em sua vida, convulsão tônico-clônica generalizada. O exame neurológico foi prejudicado pelo uso de diazepam venoso.
De acordo com as principais hipóteses diagnósticas e a lista de prioridades para este caso, quais seriam os exames complementares necessários?
Ressonância magnética do crânio com estudo angiográfico e exame de liquor.
Ressonância magnética do crânio e exame de liquor com raquimanometria.
Tomografia computadorizada de crânio contrastada e exame de liquor.
Ressonância magnética do crânio com estudo angiográfico e exame de liquor com raquimanometria.