Imagem de fundo

Adolescente, 15 anos, com história de uso de drogas é...

Adolescente, 15 anos, com história de uso de drogas é levado à emergência após ser encontrado por colegas caído próximo à sua residência. Exame físico: irresponsivo; pupilas mióticas; abdômen distendido e normotenso; PA = 100 x 60mmHg; FC = 60bpm; temperatura axilar = 37,20C; SpO2 = 88% mesmo sendo ventilado com sistema bolsa-máscara (AMBU). Optou-se por intubação orotraqueal (IOT). Após IOT, paciente taquicárdico, hipertenso, sudoreico e com SpO2 = 55%, apesar de fração inspirada de oxigênio (FiO2) = 100%. Ausculta pulmonar pós IOT: sem sons respiratórios bilateralmente. O paciente evolui com agitação, hipotensão e cianose. A conduta mais adequada, imediata, neste momento é:


A

conectar o paciente ao respirador e aguardar estabilização por cinco minutos


B

administrar naloxone por suspeita de intoxicação exógena


C

suspeitar de pneumotórax bilateral e realizar punção torácica


D

reintubar a paciente por provável intubação esofágica