Sobre a síndrome de Sjögren é CORRETO afirmar que:
Imagem de fundo

Sobre a síndrome de Sjögren é CORRETO afirmar que:

1
Q2308190
Teclas de Atalhos
Compartilhar
Ano: 2022
Prova: FURB - Prefeitura - Médico Reumatologista - 2022

Sobre a síndrome de Sjögren é CORRETO afirmar que:


A

Os sintomas músculo esqueléticos mais graves são mialgia e fadiga. Estes sintomas são raros acometem 5% dos pacientes. Um percentual muito menor apresenta miopatia inflamatória (0,5%-1%).


B

Os anticorpos específicos da síndrome de Sjögren são o Anti-SS-B/La (encontrado em cerca de 15o/o-40o/o) e anti-SS-A/Ro, em cerca de 30o/o-60o/o dos casos de índrome de Sjögren primária.


C

Embora a síndrome de Sjögren tenha sido considerada como uma doença mediada por célula B pelo predomínio de LB nas lesões das glândulas salivares menores, estudos recentes têm mostrado que células B predominam nos infiltrados leves e células T nos infiltrados acentuados.


D

A célula epitelial é iniciadora e perpetuadora da resposta imune e inflamatória local e sistêmica. Células epiteliais glandulares de pacientes com SS possuem expressão aumentada de mRNA, expressam moléculas de adesão, MHC classe II, antígeno HLA-DR, receptores toll-like e moléculas B7, o que corrobora a função dessas células no processo inflamatório, na coestimulação de células T, na organização do foco linfocítico e na perpetuação da doença.


E

Drogas imunomoduladoras são usadasnas manifestações sistêmicas. Recomenda--se o uso de hidroxicloroquina e metotrexate para o controle das manifestações articulares. Corticoide e anti-inflamatórios não esteroides podem ser úteis no controle sintomático podendo trazer a cura da doença.