

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Mulher de 70 anos de idade comparece ao consultório, acompanhada de sua filha, com queixa de evacuações com fezes líquidas (5 vezes ao dia nos últimos 5 dias), aumento do volume abdominal, dor abdominal e confusão mental, há cerca de 5 dias. Filha relata que sua mãe utiliza imipramina na dose de 75 mg/dia há 1 ano. Antes dessa medicação apresentava evacuações com fezes endurecidas e ressecadas, geralmente a cada 7 dias. Houve perda ponderal não intencional de 3 Kg no último ano. Sobre o exposto, assinale a alternativa correta.
Trata-se de caso de diarreia aguda, sendo indicado hidratação e probióticos
O quadro clínico pode ser causado por fecaloma
Devemos substituir a imipramina pela nortriptilina, pois esse último fármaco apresenta menor risco de constipação intestinal
Está indicado a prescrição de óleo mineral para acelerar o tempo do trânsito intestinal
Como conduta inicial está indicado a realização de colonoscopia e endoscopia digestiva alta