Imagem de fundo

Assinale a alternativa correta.

O caso a seguir é referência para as questões 25 a 27.


Uma enfermeira com 39 anos de idade procurou atendimento na Unidade Básica de Saúde com quadro de dor lombar e torácica dorsal insidiosa de difícil caracterização associada a dor difusa generalizada, sono não reparador e anedonia há 06 meses. Negou manifestações oculares, gastrointestinais, cutâneas e apresentou ganho de 12 kg no período. Referiu uso diário de analgésicos comuns por demanda e também negou qualquer uso de opioides fracos ou antidepressivos. Na história familiar, não havia nada digno de nota além do fato de que sua tia materna fora diagnosticada com doença de Crohn ano passado. Ao exame físico, apresentou pontos dolorosos na região de grande trocanter bilateralmente, região medial de joelho esquerdo, acima da interlinha articular, na região cervical póstero inferior direita e no quadrante superior externo da nádega esquerda. Exame articular sem sinovites/artrite e presença de lesão cutânea eritematosa nas bordas nasais compatíveis com dermatite seborreica. Nos exames laboratoriais apresentou PCR de 0,3 mg/dl, VHS 3 mm, HLA B27 positivo e sacroilíacas normais ao RX convencional.

Assinale a alternativa correta.


A

A paciente preenche critérios para a classificação de espondiloartrites axiais de acordo com os critérios do grupo ASAS.


B

RNM das sacroilíacas nas sequências T1 e STIR é dispensável para o diagnóstico de espondiloartrite axial nessa paciente, pois tais sequências não evidenciariam edema medular ósseo ou lesão estrutural.


C

Fibromialgia é um diagnóstico diferencial, devido a dor difusa generalizada, sono não reparador e possível quadro depressivo associado.


D

Dosagem de TSH, T3, T4, fator reumatóide e Anti-CCP são indispensáveis neste caso.


E

A investigação completa para espondiloartrite axial é indispensável e a RNM deve ser solicitada, pois a paciente apresenta dor nas costas, HLA B27 positivo e história familiar de DII.