Imagem de fundo

Paciente diabético dá entrada em serviço de emergência com...

Paciente diabético dá entrada em serviço de emergência com relato de ter sido submetido à manipulação dentária há cerca de 3 dias para tratamento endodôntico (tratamento de canal) de molar inferior direito. O paciente não fez uso de antibioticoterapia após a manipulação. Refere que há 12 horas apresenta edema facial predominantemente mandibular e pouco doloroso, mas que progrediu para toda a hemiface e a região cervical. Realizou ultrassonografia que não mostrou coleção na área manipulada.

Os exames laboratoriais mostram proteína C-reativa 54,00, leucograma com 14500 leucócitos com desvio à esquerda.


Qual a abordagem terapêutica recomendada?


A

Prescrever corticosteroide endovenoso e liberar o paciente com receita de antibiótico com cobertura para Gram negativos e anaeróbios.


B

Internar o paciente, solicitar tomografia computadorizada de face e pescoço e iniciar antibioticoterapia de amplo espectro com cobertura para Gram positivos, Gram negativos e anaeróbios.


C

Internar o paciente, solicitar tomografia computadorizada de face e pescoço. Se não houver coleções líquidas, liberar o paciente com receita de antibiótico com cobertura para Gram negativos e anaeróbios.


D

Prescrever antibiótico oral com cobertura para Gram negativos e anaeróbios. Se não houver melhora em 48 horas, retornar para reavaliação.