Imagem de fundo

Uma mulher de 81 anos de idade, hipertensa, diabética...

Uma mulher de 81 anos de idade, hipertensa, diabética, dislipidêmica e com disfunção temporomandibular, em uso de enalapril, hidroclorotiazida, metformina, atorvastatina e, recentemente, duloxetina, por queixa de choro fácil e pouca vontade de realizar as atividades, com o alto cuidado piorando aos poucos, foi ao serviço de emergência com quadro de importante dificuldade de abertura da boca há dois dias, associado à forte dor local, sem outros achados associados e negando ativamente outros sintomas. Ao exame físico: lúcida; pouco colaborativa com o exame físico; abertura da boca limitada, com crepitação de região de ATM; FC de 67 bpm; FR de 17 ipm, tax. 36,1⁰; e MV presente, bilateralmente, sem ruídos adventícios.


Imagem associada para resolução da questão


Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta a conduta mais adequada no momento.


A

suspender a duloxetina, por causa do efeito colateral da droga


B

realizar antibioticoterapia, por quadro de trismo relacionado a abcesso amigdaliano


C

convocar a equipe de bucomaxiloface, por luxação de ATM


D

convocar equipe de otorrinolaringologia para drenagem do abcesso amigdaliano


E

convocar equipe de psiquiatria por transtorno conversivo relacionado a quadro depressivo em idoso