

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Para responder às questões de números 31 a 39, considere o caso clínico exposto a seguir:
J.T.L., 81 anos, masculino, é trazido ao ambulatório para uma consulta de rotina. É portador de doença de Alzheimer, hipertensão arterial e diabetes mellitus. Está em uso de donepezila 10 mg/d, quetiapina 50 mg cedo e 100 mg à noite, losartana 50 mg pela manhã e insulina humana N 10 U à noite e pela manhã. Sua avaliação funcional demonstrou que para as atividades básicas de Katz, ele pontua 2, porque mantém a continência e a transferência, entretanto, para as atividades instrumentais, analisada pela escala de Pfeffer, ele é totalmente dependente (30/30).
Durante o exame físico, foi observado que o ritmo cardíaco encontrava-se irregular. Foi realizado um eletrocardiograma, mostrado a seguir:

Foi feito o cálculo do intervalo QT corrigido pela fórmula de Bazett, 405 milissegundos. Assinale a alternativa correta a respeito do uso dos medicamentos que o paciente faz uso.
O intervalo QT corrigido está alargado e a quetiapina e a donepezila devem ser suspensas.
Nenhum dos medicamentos prescritos interferem com o intervalo QT corrigido, portanto não necessitam ser suspensos.
A arritmia observada é decorrente do uso da quetiapina e donepezila, independentemente do intervalo QT corrigido, elas devem ser suspensas.
Por não se tratar de uma arritmia complexa, independentemente do intervalo QT corrigido, os medicamentos não necessitam ser suspensos.
O intervalo QT corrigido está normal, não há necessidade de suspender os medicamentos.