Imagem de fundo

Um paciente de 98 anos de idade, portador de doença de...

Um paciente de 98 anos de idade, portador de doença de Alzheimer, DPOC dependente de O2, hipertenso, diabético e que sofre de doença renal crônica, vive em domicílio com filhos e com assistência de homecare por 24 horas. Ele permanece no leito a maior parte do tempo, com necessidade de cateter nasal de O2 contínuo e recebe dieta via gastrostomia; realiza diurese e evacuação em fraldas. Esse senhor é trazido pelos familiares à consulta com médico da família, por notarem que o paciente apresentou sonolência maior que o normal nas últimas 24 horas, além de aumento de secreção traqueal e de dois episódios de febre no dia anterior.


Acerca dessa situação hipotética, assinale a alternativa correta.


A

Entre as classificações de funcionalidade, tem-se a escala de ECOG, em que o paciente se enquadraria no escore zero. Sendo assim, medidas invasivas devem ser desencorajadas nessa fase de vida.


B

Nesse momento, o profissional deve conversar com os familiares sobre a fase de vida em que o paciente se encontra e o alto risco de óbito nas próximas semanas ou meses. Logo, deve solicitar que os familiares tomem as decisões técnicas a serem tomadas, como se há ou não indicação de intubação orotraqueal, hemodiálise e reanimação cardiopulmonar.


C

O paciente apresenta quadro de delirium, devendo-se transferi-lo ao pronto-socorro para que seja realizado rastreamento infecto-metabólico inicialmente, a fim de descartar causas reversíveis e tratáveis para o quadro.


D

Em caso de quadro infeccioso diagnosticado, deve-se iniciar teste terapêutico com antibioticoterapia e, dependendo da evolução, pode-se considerar como falha terapêutica a ausência de resposta. Nesses casos, deve-se utilizar metadona para melhorar os sintomas de dispneia, como droga de primeira escolha.


E

O aumento de secreção em via aérea pode ser secundária à sialorreia e à incapacidade de realizar proteção de via aérea, tendo, como opções para manejo, a realização de botox em glândulas salivares; se houver ausência de resposta, pode-se tentar atropina, propantelina e buscopan.