Imagem de fundo

Ao se avaliar o recém‑nascido prematuro, é correto afirmar...

Ao se avaliar o recém‑nascido prematuro, é correto afirmar que


A

a retinopatia da prematuridade (ROP) é uma doença ocular retiniana que ocorre em recém‑nascidos pré‑termos de muito baixo peso ao nascimento, sendo uma das maiores causas de cegueira infantil nos países desenvolvidos.


B

já está bem estabelecido que o nascimento prematuro não aumenta o risco de aparecimento de patologias na vida adulta.


C

não foi evidenciada uma maior relação da prematuridade com o aumento nas taxas de asma, rinite alérgica e sibilância recorrentes.


D

a administração de palimizumabe nos prematuros com doença pulmonar crônica e cardiopatias não diminui o risco de doença respiratória grave se eles forem infectados pelo vírus sincicial respiratório (VSR).


E

o início da alimentação complementar não leva em consideração a idade corrigida como parâmetro de decisão e, sim, a idade cronológica da criança.