

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Uma paciente com neoplasia de mama avançada está em tratamento quimioterápico paliativo. Foi internada por desidratação e torpor, com história de, há uma semana, náusea intensa, com baixa aceitação de dieta e sem melhora após vomitar.
Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa correta.
Há grande probabilidade de a causa da náusea ser a gastroparesia, devendo apenas ser manejada a causa‑base para a reversão do quadro.
Para náusea de origem metabólica, diferentes classes de medicação são bem efetivas para serem associadas a medidas para reversão da causa‑base, como, por exemplo, metoclopramida, haloperidol, ondansetrona e dexametasona.
Além do tratamento da causa de base e da instituição de medidas farmacológicas, não há benefício na realização de medidas não farmacológicas em ambiente hospitalar, como fracionar a dieta, ofertar alimentos com alto teor proteico, ofertar líquidos claros e não ofertar alimentos gordurosos e hiperprocessados, devendo ser realizada em ambiente extra‑hospitalar.
Os antipsicóticos são excelentes antieméticos, mas devem ser evitados nos casos de obstrução intestinal maligna.
A provável causa para a náusea em questão é hipercalcemia, sendo indicada a prescrição imediata de bifosfonado.