

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Uma mulher de 59 anos, em tratamento para osteoporose com alendronato 70 mg semanal, procura atendimento, por apresentar alteração nos exames tiroideanos, com TSH 0,1 (VR: 0,4-4,0 mUI/L) e T4 livre 1,5 (VR: 0,7- 1,8 ng/dL. Completamente assintomática.
Assinale a alternativa que indica a melhor conduta para esse caso.
Como tem hipertiroidismo subclínico, indicado suspender bisfosfonato e tratar imediatamente pelo risco aumentado de fratura, com avaliação da etiologia do hipertireoidismo posteriormente.
Repetir os exames com 3-6 meses. Caso persista alterado, investigar e tratar de acordo com a etiologia, pois a associação do hipertiroidismo subclínico com perda de massa óssea e fraturas está bem estabelecida.
Tratamento imediato com droga antitiroidenana pelo risco de arritmia (fibrilação atrial) nessa faixa etária.
Não fazer nenhuma conduta, pois a alteração laboratorial é mínima, devendo ser erro laboratorial.
Deve-se suspender imediatamente o bisfosfonato e repetir novos exames tiroideanos com 15 dias, pela interferência do bisfosfonato na secreção hipofisária de TSH.