

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
A avaliação radiológica é o principal método de diagnóstico para avaliação das doenças degenerativas do sistema musculoesquelético. Na avaliação, entende-se por anquilose óssea, o seguinte conceito:
ocorre em virtude da degeneração das estruturas de partes moles sustentadoras das articulações, como meniscos, cartilagens e discos vertebrais.
decorrente de uma maior deposição óssea em determinadas estruturas em virtude da sobrecarga mecânica, mais frequente nas articulações dos quadris, dos joelhos, dos tornozelos e da coluna vertebral.
fusão de elementos ósseos distintos decorrentes do processo degenerativo. Muito comum na artrite reumatoide.
é frequente a presença de corpos livres no interior das articulações, geralmente decorrentes de fragmentos de cartilagem calcificados.
o processo degenerativo que ocasiona a destruição da cartilagem de revestimento deixa exposto o periósteo, que costuma afilar, e ocorre a formação de pequenas lesões císticas.