

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Paciente masculino, 60 anos, em investigação clínico-laboratorial de anemia megaloblástica, submetido a endoscopia digestiva alta com biópsia com diagnóstico histopatológico de provável gastrite auto-imune.
As principais características microscópicas desse tipo de gastrite são:
semelhança com outras formas de gastropatia reacional, como gastropatia alcalina ou medicamentosa, e envolvimento exclusivo do corpo e fundo.
presença de atrofia glandular frequentemente associada a metaplasia intestinal na mucosa do corpo e fundo, com leve infiltrado inflamatório mononuclear no córion.
intensa atrofia glandular e metaplasia intestinal na mucosa do antro e do corpo e fundo, com pequena quantidade de H. pylori e discreto infiltrado inflamatório no córion.
presença de intenso infiltrado inflamatório misto rico em neutrófilos e eosinófilos no córion, atrofia glandular e envolvimento tanto da mucosa antral como do corpo e fundo.