Imagem de fundo

M.C.F, feminina, 49 anos, com quadro e diarreia crônica e...

M.C.F, feminina, 49 anos, com quadro e diarreia crônica e episódios frequentes de fezes amolecidas, sendo líquidas em alguns episódios. Refere que as evacuações ocorrem principalmente antes do amanhecer. Paciente relata também ser muito friorenta, ter pernas fracas e estar sempre cansada.

Ao exame, nota-se respiração curta, redução de gradiente de temperatura em membros inferiores, compleição pálida, língua com revestimento fino e branco e pulso filiforme.


Assinale a opção que indica o diagnóstico e o melhor tratamento para esta paciente.


A

Deficiência de Qi do baço. Pontos: YT, BP6, B20, VC4 e VC12, com moxa no VC12.


B

Deficiência de Yin do Rim e com consequente deficiência de Yin do fígado. Pontos: YT, F3, R3, R6, P7, BP 10 e VC4, com moxa no VC4.


C

Deficiência de Yang do Rim e do baço. Pontos: E25, E36, BP3, VG4, VC4 e R3, com moxa no BP3, VG4, R3 e VC4.


D

Deficiência do Yin do pulmão e coração. Pontos: E8, P9, C7, IG4, F3 e PC6.


E

Deficiência do Yang do rim, deficiência do Qi do baço com estagnação do Qi do fígado. Pontos: F3, IG4, BP6, R3, VC4, VG4, com moxa no VG4, R3 e VC4.