Imagem de fundo

Mulher de 40 anos, com histórico pessoal de câncer de mama...

Mulher de 40 anos, com histórico pessoal de câncer de mama diagnosticado aos 35 anos, e com um forte histórico familiar de câncer, busca orientação sobre a possibilidade de realizar um painel genético para avaliação de risco hereditário. No histórico familiar, inclui-se a mãe diagnosticada com câncer de mama aos 45 anos, e uma irmã diagnosticada com câncer de ovário aos 38 anos.


De acordo com as diretrizes da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) do Brasil para a solicitação de painel genético para câncer de mama, qual dos seguintes critérios justificaria a realização do exame?


A

Todos os familiares da paciente com câncer de mama foram diagnosticados após os 65 anos de idade.


B

A paciente deve ser portadora de câncer de mama bilateral com diagnóstico em qualquer idade.


C

A paciente possui um único caso de câncer de mama na família em idade avançada (acima de 60 anos).


D

A paciente foi diagnosticada com câncer de mama antes dos 50 anos e tem familiares de primeiro grau com câncer de mama ou ovário.


E

A paciente precisa apresentar sintomas ou sinais clínicos sugestivos de síndromes genéticas conhecidas.