Imagem de fundo

Escolar, sexo feminino, 9 anos de idade, com antecedente de...

Escolar, sexo feminino, 9 anos de idade, com antecedente de epilepsia em uso de ácido valproico (comprimidos) diariamente, com controle total de suas crises. A criança teve seu pai recentemente diagnosticado com tuberculose pulmonar, que está em tratamento há 30 dias. Ela está assintomática e apresentou teste tuberculínico de 6 mm. Foi vacinada com BCG ao nascimento. A radiografia de tórax dessa criança não apresentou anormalidades.


Assinale a alternativa que apresenta a conduta mais adequada diante desse caso.


A

Realizar um novo teste tuberculínico em 8 semanas e reavaliar a necessidade de tratamento profilático.


B

Não iniciar esquema terapêutico no momento e apenas monitorar a criança, já que ela está assintomática e com radiografia normal.


C

Iniciar esquema terapêutico com três drogas para tuberculose ativa, devido ao contato próximo e alto risco de doença instalada.


D

Iniciar isoniazida com rifapentina por 3 meses e realizar acompanhamento clínico regular.


E

Solicitar IGRA (teste de liberação do interferon-gama) imediatamente, para definir mais claramente de que se trata: se de uma infecção latente ou doença tuberculose.