

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Homem de 68 anos, portador de cardiopatia hipertensiva e arritmia, é encaminhado para avaliação de disfunção tireoidiana. Usa diariamente losartana 100 mg, hidroclorotiazida 25 mg, anlodipino 10 mg e amiodarona 200 mg há dois anos. Nega antecedentes de tireopatia. Ao exame físico, não apresenta bócio. Apresenta T4L igual a 1,7 ng/dL (VR: 0,4 a 1,5); TSH igual a 0,01 mUI/L (VR: 0,3 a 4); anticorpo antiperoxidase e TRAb negativos; captação de iodo radioativa suprimida.
Assinale a alternativa correta com relação a esse quadro clínico.
Trata-se de um caso de tireotoxicose induzida por amiodarona (TIA) tipo II na qual se observa aumento da produção hormonal.
Trata-se de um caso de TIA tipo II que cursa com fluxo vascular intratireoidiano diminuído na ultrassonografia com doppler diminuído.
Recomenda-se a associação de metimazol para controle da tireotoxicose e manutenção do antiarrítmico.
Recomenda-se ablação com iodo radioativo logo após uso de propiltiouracil para que o paciente continue usando amiodarona.
O paciente deve ser encaminhado para tireoidectomia total nesse caso de TIA tipo I.