

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Homem, 42 anos, hígido, não tabagista, refere nódulo cervical lateral indolor e de aumento de volume progressivo nos últimos 6 meses. À ultrassonografia, observa-se lesão cística, bem delimitada, em nível II cervical, associada a linfonodomegalias de aspecto inflamatório. Por meio de exame citológico, observam-se material mucoide e células escamosas. Foi realizada a hipótese diagnóstica de cisto branquial.
Com base nos dados apresentados, assinale a alternativa correta.
O cisto branquial em adultos surge a partir da transformação neoplásica de remanescentes embrionários e está associado à possibilidade de malignização.
É provável que se trate de um cisto branquial de segunda fenda, mas não se descarta a possibilidade de uma lesão metastática.
A biópsia excisional é procedimento formalmente contraindicado nesse caso.
A aspiração da lesão, guiada por ultrassonografia, seguida de sua alcoolização é uma conduta terapêutica preconizada, evitando-se o tratamento cirúrgico convencional.
A hipótese diagnóstica formulada não é pertinente à história clínica e exames propedêuticos.