

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Assinale a alternativa correta em relação à indicação de transfusão de concentrado de plaquetas em recém-nascidos (RN).
Em RN < 72 horas com plaquetas inferiores a 200.000/mcL e hemorragias significativas (sistema nervoso central, pulmões, enterorragia, com necessidade de reposição volumétrica ou transfusão de hemácias).
Em RN a termo e RN pré-termo acima de 1 kg, sem sangramentos ou complicações, com plaquetas inferiores a 20.000 – 25.000/mcL.
Em RN com instabilidade hemodinâmica, comprometimento do estado geral, apneias e plaquetas menores de 80.000/mcL.
Em RN pré-termo extremos (< 1 kg ou idade gestacional inferior a 28 semanas sem evidências de sangramentos), com plaquetas entre 50.000/mcL e 80.000 mcL nas primeiras 24 horas de vida.
Em RN submetidos a oxigenação por membrana extracorpórea (ECMO) e com plaquetas abaixo de 150.000/mcL.