

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Considere o caso a seguir para responder às questões de números 30 e 31.
Paciente em nono dia de pós-operatório de esvaziamento cervical radical modificado por carcinoma epidermoide metastático em pescoço com neoplasia primária oculta. Houvera persistência da lesão após radioquimioterapia. Refere dificuldade em abduzir o membro superior, ipsilateral ao esvaziamento, acima do plano dos ombros. Assinale a alternativa correta em relação ao caso.
Quanto ao paciente, a pesquisa “p16” no produto da punção aspirativa com agulha fina da metástase cervical fora positiva antes do início da terapia inicial. Assinale a alternativa correta.
O campo irradiado incluiu lojas amigdalianas, base de língua e drenagem linfática cervical.
O campo irradiado incluiu nasofaringe e drenagem linfática de níveis I a V cervicais.
O paciente recebeu 4000 cGy em orofaringe e 3000 cGy em campos de drenagem linfática em associação com terapia sistêmica com 5-fluoracil e cisplatina.
Em função da morbidade do resgate cirúrgico, a melhor opção ao paciente seria a complementação do tratamento com terapia sistêmica com inibidor EGFR.
A associação etiológica da lesão tumoral com a infecção por subtipos de risco do HPV induz à desintensificação do tratamento oncológico.