Imagem de fundo

Um paciente de 48 anos, engenheiro agrônomo, com histórico...

Um paciente de 48 anos, engenheiro agrônomo, com histórico de rinite alérgica sazonal controlada, procurou o pronto-socorro há 3 semanas após ser picado por uma vespa (identificada pelo paciente) enquanto trabalhava em campo. Cerca de 5 minutos após a picada, ele desenvolveu prurido palmoplantar, urticária generalizada, sensação de “aperto na garganta”, dispneia com sibilos e tontura. Foi prontamente atendido, recebeu epinefrina intramuscular, anti-histamínicos e corticosteroides, com melhora progressiva. Essa foi a primeira reação sistêmica à picada de inseto que ele experimentou, embora lembre-se de ter tido “inchaços grandes” no local de picadas anteriores de abelhas ou vespas, que duravam dias. Considerando o risco de futuras reações e a ocupação do paciente, qual é a conduta mais apropriada para a prevenção e manejo a longo prazo?


A

Prescrever um autoinjetor de epinefrina e orientar o paciente a utilizá-lo em caso de nova picada com qualquer sinal sistêmico. Não são necessários testes diagnósticos adicionais, pois a reação sistêmica já ocorreu e a identificação do inseto é suficiente para o manejo.


B

Iniciar imediatamente um curso de dessensibilização oral com veneno de vespa, monitorando o paciente de perto para reações adversas, e orientar o uso de anti-histamínicos profiláticos antes de trabalhar em campo.


C

Realizar testes cutâneos (prick test e intradérmico) e/ou dosagem de IgE específica (sIgE) para veneno de vespa e abelha. Se os testes forem positivos, discutir com o paciente a indicação de Imunoterapia com Veneno (ITV) e a importância de portar o autoinjetor de epinefrina.


D

Recomendar que o paciente evite áreas com insetos e utilize roupas de proteção ao trabalhar, além de prescrever um tratamento profilático com corticosteroides orais em baixa dose por 3 meses para reduzir a sensibilidade.


E

Encaminhar o paciente para avaliação psicológica para manejo da ansiedade e medo de novas picadas, pois a reação pode ter sido exacerbada por um componente psicogênico, e não é comum que a primeira reação sistêmica seja tão grave.