Imagem de fundo

Paciente do sexo feminino, 48 anos, com diagnóstico de asma...

Paciente do sexo feminino, 48 anos, com diagnóstico de asma brônquica há 15 anos. Apresenta sintomas diários de dispneia, tosse e sibilância, com despertares noturnos duas a três vezes por semana, apesar do uso regular de alta dose de Corticoide Inalatório (CI) e beta-2 agonista de longa ação (LABA). Relata ter procurado o pronto-socorro três vezes no último ano devido a exacerbações graves da asma, necessitando de corticoide sistêmico oral e uma internação. Seus exames laboratoriais recentes mostram eosinofilia sérica persistente (contagem absoluta de eosinófilos >500 células/µL) e IgE total elevada. Não é tabagista e sua função pulmonar (VPP1) está em 65% do predito. Considerando o quadro clínico e os achados laboratoriais, qual é a conduta mais apropriada a ser implementada após a otimização da terapia inalatória e avaliação da adesão e técnica inalatória?


A

Aumentar a dose do corticoide inalatório para a dose máxima tolerada e adicionar um antileucotrieno oral, mantendo a paciente em observação por mais 6 meses para reavaliação.


B

Iniciar tratamento com corticoide sistêmico oral em baixas doses de forma contínua para controle dos sintomas, devido à gravidade da doença e ao perfil inflamatório.


C

Encaminhar a paciente para investigação de apneia obstrutiva do sono e doença do refluxo gastroesofágico, pois essas comorbidades são as principais causas de asma grave refratária.


D

Iniciar a investigação para asma grave refratária e considerar o uso de terapia biológica direcionada, como um anticorpo anti-IL-5 ou anti-IL-5R, dada a evidência de inflamação eosinofílica e o controle inadequado com a terapia máxima convencional.


E

Realizar broncoscopia com lavado broncoalveolar e biópsia para descartar outras causas de sibilância e eosinofilia pulmonar, como bronquiolite obliterante ou pneumonia eosinofílica.