Imagem de fundo

Com relação às unidades e grandezas utilizadas em...

Com relação às unidades e grandezas utilizadas em radioproteção:


A

A taxa de exposição é inversamente proporcional à atividade do radionuclídeo e diretamente proporcional ao quadrado distância entre a fonte e o ponto considerado.


B

O fator de qualidade (Q) é extremamente importante e apresenta a precisão suficiente para conversão do valor medido da energia depositada (D), em dose absorvida.


C

Dose Equivalente foi introduzida para representar a energia média depositada pela radiação incidente em um volume elementar de matéria de massa Δm.


D

A Dose Absorvida é a grandeza equivalente ao acúmulo de dose no corpo humano em um determinado período exposição.


E

A atividade de uma amostra radioativa corresponde ao número de núcleos da amostra (N) que sofrem transformações nucleares, por unidade de tempo.