

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Durante a consulta ambulatorial, homem de 60 anos, portador de Diabetes Mellitus tipo 2 há 15 anos e em uso regular de metformina e glibenclamida, relata dor em queimação e formigamento nos pés, com piora noturna. Ao exame físico, constatam-se redução da sensibilidade vibratória e tátil em padrão de "bota" e ausência dos reflexos aquileus. Diante desse quadro clínico, qual é o diagnóstico mais provável e a classe de fármaco indicada como primeira escolha para o manejo sintomático dessa condição?
Doença arterial periférica; estatinas e antiagregantes plaquetários.
Polineuropatia diabética dolorosa; antidepressivos tricíclicos ou inibidores da recaptação de serotonina e noradrenalina.
Neuropatia autonômica cardiovascular; beta-bloqueadores e otimização do controle glicêmico.
Mononeuropatia do fibular; fisioterapia e anti-inflamatórios não esteroides.