

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Homem de 49 anos, IMC 36 kg/m², hipertenso e dislipidêmico, faz uso regular de semaglutida há oito meses com perda ponderal estável. Durante revisão terapêutica, cogita-se troca para tirzepatida, análogo duplo GIP/GLP-1. O paciente refere náuseas leves nas primeiras semanas de tratamento anterior, sem outros eventos.
Considerando os mecanismos farmacológicos e o perfil de segurança dos agonistas de GLP-1 e dos agonistas duplos de GIP/GLP-1, a opção que representa a conduta e a orientação mais adequadas é:
substituir semaglutida por tirzepatida em dose plena imediata, pois os efeitos gastrointestinais são menos frequentes com a ação do GIP, mantendo as medidas de estilo de vida;
iniciar tirzepatida em titulação gradual, mantendo as medidas de estilo de vida e orientação sobre possíveis efeitos gastrointestinais transitórios;
suspender qualquer agonista incretínico após perda de peso inicial, pois seu uso prolongado aumenta o risco de hipoglicemia;
associar análogo de GLP-1 com inibidor de SGLT2 para acelerar a perda de peso, já que se trata de paciente não diabético;
trocar semaglutida por liraglutida, pois os análogos duplos GIP/GLP-1 são restritos ao tratamento de diabetes tipo 2 e não indicados para obesidade isolada.