

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Distúrbios hidroeletrolíticos são comuns em pacientes de emergência, podendo levar a sintomas graves, como arritmias cardíacas. A hipocalemia grave (K+ < 2,5 mEq/L) afeta músculos e células renais tubulares, podendo causar fraqueza ou paralisia. Dentre as causas de hipocalemia, muitas estão associadas ao uso de fármacos. Qual grupo de medicamentos é classicamente associado à perda renal de potássio e é lembrado como causa frequente de hipocalemia na emergência?
Antagonistas da vitamina K, como varfarina, devido à alteração de múltiplos fatores de coagulação.
Inibidores do fator Xa (DOAC), devido ao seu efeito de meia-vida curta e rápido início de ação.
Inibidores da bomba de prótons e sulfato de poliestireno sódico, por interferirem diretamente na absorção intestinal.
Diuréticos de alça e tiazídicos, mineralocorticoides e glicocorticoides em altas doses, que promovem excreção renal de potássio.
Catecolaminas e insulina em doses terapêuticas, por causarem grande deslocamento de potássio do espaço extracelular para o intracelular.