

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Homem de 68 anos, com endocardite infecciosa da válvula mitral por Staphylococcus aureus, evolui após 5 dias de antibioticoterapia adequada com dispneia progressiva e episódio de acidente vascular cerebral isquêmico, sem rebaixamento importante do nível de consciência. O ecocardiograma transesofágico mostra insuficiência mitral grave por destruição valvar e vegetação móvel de 14 mm. A conduta mais adequada em relação ao tempo cirúrgico é
adiar a cirurgia por pelo menos 4 semanas devido ao risco neurológico.
manter tratamento clínico exclusivo até completa esterilização microbiológica.
indicar cirurgia urgente, pois o AVC isquêmico não contraindica intervenção quando há insuficiência cardíaca ou infecção não controlada.
indicar tratamento clínico inicial com antibióticos intravenosos, reavaliando necessidade cirúrgica conforme resposta clínica e microbiológica.
suspender antibióticos e priorizar anticoagulação plena antes de qualquer decisão cirúrgica.