

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Uma criança de 4 anos é admitida no pronto-socorro após trauma abdominal fechado. O serviço dispõe de ultrassonografia e tomografia computadorizada (TC). A equipe cirúrgica solicita TC de abdome com contraste intravenoso. Ao analisar o pedido, o radiologista observa ausência de informações clínicas detalhadas quanto à estabilidade hemodinâmica e aos achados do exame físico. Considerando os princípios de proteção radiológica na população pediátrica e as recomendações atuais de boas práticas em radiodiagnóstico, qual é a conduta mais adequada?
Realizar a TC prontamente, utilizando protocolo padrão do serviço, visando agilizar o atendimento.
Priorizar a ultrassonografia como método inicial, desestimulando a realização de TC nessa faixa etária.
Avaliar a indicação clínica em conjunto com a equipe assistencial, justificar a necessidade da TC e, quando indicada, aplicar protocolo pediátrico otimizado, com ajuste de parâmetros técnicos e limitação do número de fases.
Realizar TC multifase contrastada para ampliar a sensibilidade diagnóstica, ajustando o volume de contraste ao peso da criança.
Realizar a TC utilizando técnicas avançadas de reconstrução, mantendo os parâmetros técnicos habitualmente empregados no serviço.


Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.