Imagem de fundo

Alterações do nível de consciência, crises convulsivas e...

Alterações do nível de consciência, crises convulsivas e episódios de lipotimia ou síncope são manifestações comuns em serviços de emergência, podendo ter múltiplas causas, desde condições neurológicas primárias até cardiológicas ou metabólicas. Sobre os aspectos clínicos, diagnósticos e terapêuticos desses eventos, analise as afirmativas a seguir.


I.Síncope vasovagal é a causa mais comum de lipotimia em adultos jovens, geralmente associada a gatilhos específicos e recuperando-se espontaneamente sem sequela.

II.Todas as perdas de consciência associadas a movimentos tônico-clônicos generalizados devem ser imediatamente tratadas como epilepsia, sem necessidade de avaliação cardíaca ou metabólica prévia.

III.Em episódios de alteração do nível de consciência prolongada ou recorrente, a investigação deve incluir avaliação de distúrbios metabólicos (glicemia, eletrólitos), infecções, lesão estrutural cerebral e arritmias cardíacas.


Assinale a alternativa que apresenta somente as proposições CORRETAS.


A

II.


B

I, II e III.


C

I e III.


D

I.