Imagem de fundo

Paciente de 45 anos com história de úlcera péptica estenosante apresenta vômitos incoer...

Paciente de 45 anos com história de úlcera péptica estenosante apresenta vômitos incoercíveis há 5 dias. Ao exame, apresenta-se desidratado, com as mucosas secas e tempo de enchimento capilar lentificado. Gasometria arterial indica pH de 7,52, pCO2 de 48 mmHg e HCO3- de 38 mEq/L. Eletrólitos indicam Na+ de 135 mEq/L, K+ de 2,8 mEq/L e Cl- de 85 mEq/L. O exame de urina revela pH urinário de 5,5. Qual é o mecanismo responsável pelo pH urinário encontrado?


A

Excreção aumentada de bicarbonato, mediada por sobrecarga filtrada, resultando em eliminação urinária de ânions alcalinos.


B

Acidúria paradoxal decorrente de reabsorção de sódio intensificada pela depleção volêmica, ocorrendo em troca por íons hidrogênio no túbulo distal sob a influência de hipocalemia e hipocloridemia.


C

Alteração tubular compatível com distúrbio ácido-base tipo IV, envolvendo prejuízo na secreção distal de prótons, induzido por distúrbios eletrolíticos.


D

Ajuste renal secundário ao processo compensatório respiratório, favorecendo retenção de cloretos e eliminação de derivados amoniacais no filtrado.


E

Mecanismo conservador voltado à manutenção do potássio plasmático, modulando a excreção de íons e resultando em modificação do pH urinário.