

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Homem, 32 anos, apresenta quadro agudo de febre baixa, dor e edema em ambos os tornozelos, associado ao surgimento de lesões nodulares eritematosas e dolorosas em região pré-tibial. A radiografia de tórax revela linfonodomegalia hilar bilateral e paratraqueal direita, de aspecto simétrico, sem evidências de infiltrado parenquimatoso. O exame físico não demonstra linfonodomegalias periféricas ou uveíte. Diante da principal hipótese diagnóstica de síndrome de Löfgren, qual é a conduta preconizada pelo guideline da American Thoracic Society (ATS) de 2020?
Realizar biópsia de uma das lesões cutâneas pré-tibiais (eritema nodoso) para demonstração de granulomas não caseificantes, critério padrão ouro para o diagnóstico de sarcoidose.
Indicar obrigatoriamente a realização de ultrassom endobrônquico com punção por agulha fina (EBUS-TBNA) para exclusão de linfoma ou metástases ganglionares, antes de definir a conduta.
Iniciar pulsoterapia com metilprednisolona seguida de prednisona (1 mg/kg/dia), dado o risco iminente de progressão para o Estágio IV (fibrose pulmonar) se não tratada precocemente.
Solicitar dosagem sérica de enzima conversora de angiotensina (ECA) e, se os níveis estiverem elevados, iniciar terapia imunossupressora com metotrexato para prevenir recidivas articulares.
Estabelecer o diagnóstico clínico com base na apresentação clássica da síndrome de Löfgren e iniciar terapia sintomática com anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs), postergando o uso de corticosteroides.