

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Homem de 19 anos, desacompanhado, é triado no pronto atendimento após ingestão intencional de 8 comprimidos de dipirona sódica, de 500 mg cada, há 4 horas. História pregressa de transtorno depressivo. No momento, queixa-se de dispepsia leve, sem outros sintomas. Dados da triagem: Glasgow 15, FC 90 bpm, PA 110x70 mmHg, SpO2 96% em ar ambiente, FR 18 irpm, temperatura axilar 36,8ºC.
Marque a alternativa com a conduta CORRETA frente a esse caso.
Como o paciente está desacompanhado e não se pode confiar plenamente na entrevista clínica, é necessário assumir o risco de ingesta associada de fármacos mais letais e, por isso, estaria indicada administração de carvão ativado.
Por se tratar de uma intoxicação exógena de baixa letalidade em paciente clinicamente bem, é possível que ele aguarde na sala de espera por atendimento nos consultórios com a intenção de breve avaliação e encaminhamento ambulatorial à Psiquiatria para seguimento do cuidado.
Trata-se de ingestão de baixo potencial de letalidade, mesmo assim o paciente deve ser admitido em departamento de emergência e ser avaliado por um Psiquiatra antes da alta hospitalar.
Toda intoxicação exógena deve ser considerada como potencialmente muito grave, portanto, o paciente deve ser internado em leito de terapia intensiva para observação cautelosa por pelo menos 24 horas.