

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Homem de 58 anos apresenta cefaleia progressiva há 3 meses, pior pela manhã, associada a náuseas e episódios recentes de convulsão focal com generalização secundária. Ao exame, papiledema bilateral. A ressonância evidencia lesão expansiva frontal com edema vasogênico importante. Sobre neoplasias do sistema nervoso central e seus efeitos, assinale a alternativa correta.
O edema cerebral peritumoral é predominantemente citotóxico, semelhante ao observado no AVC isquêmico agudo.
O papiledema ocorre por inflamação direta do nervo óptico pelo tumor.
As convulsões são raras em tumores supratentoriais, ocorrendo principalmente em lesões infratentoriais.
O edema vasogênico decorre de aumento da permeabilidade da barreira hematoencefálica, levando ao extravasamento de líquido para o espaço extracelular.
A hipertensão intracraniana ocorre apenas quando há obstrução do fluxo liquórico.