Imagem de fundo

Homem com diabetes mellitus tipo 2 há 6 anos...

Homem com diabetes mellitus tipo 2 há 6 anos, assintomático, apresenta creatinina sérica dentro da normalidade em exames recentes.


Considerando as recomendações atuais, a melhor estratégia para o rastreamento de nefropatia diabética é


A

solicitação de proteinúria de 24 horas como método inicial de rastreamento, com complementação por creatinina sérica.


B

dosagem periódica de creatinina sérica, associada à avaliação clínica de sinais de retenção hidrossalina.


C

pesquisa anual de albuminúria por meio da razão albumina/creatinina urinária, associada à estimativa da taxa de filtração glomerular


D

monitorização laboratorial baseada na creatinina sérica, com avaliação da taxa de filtração glomerular, se houver elevação da creatinina.