

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
ATENÇÃO: use o enunciado a seguir para responder às duas próximas questões.
Homem de 60 anos, portador de hipertensão arterial controlada com valsartana, procura a emergência devido a cansaço excessivo nos últimos dias. Relata que pratica atividade física regularmente, mas que recentemente tem apresentado dificuldade de manter a mesma rotina. Nega febre, dor torácica, síncope ou uso de qualquer medicação. Refere etilismo social, mas nega tabagismo. Ao exame: Lúcido, orientado, eupneico em ar ambiente, corado, hidratado. FC: 110 bpm, PA: 118 x 62 mmHg. Ausculta respiratória sem alterações. Ritmo cardíaco irregularmente irregular, em dois tempos, sem sopros. Restante do exame físico sem alterações.
O eletrocardiograma de admissão encontra-se a seguir.

Devido aos sintomas, o paciente foi internado com a proposta de reversão do ritmo identificado no traçado inicial. Antes do procedimento de cardioversão elétrica, foi realizado um ecocardiograma transesofágico, ainda no mesmo dia da internação, que mostrou a seguinte imagem:

A conduta imediata mais adequada nesse momento é
não realizar a cardioversão, mantendo o paciente com anticoagulação plena e controle de frequência cardíaca.
prosseguir com a cardioversão elétrica imediata, mantendo o paciente com anticoagulação plena e controle de ritmo.
iniciar amiodarona venosa e programar a cardioversão para o dia seguinte após 24 horas de anticoagulação plena.
não realizar a cardioversão, mantendo o paciente com controle de frequência cardíaca e sem anticoagulação plena devido ao CHA2DS2-VA de 1.
prosseguir com a cardioversão, mantendo o paciente com controle de frequência cardíaca e sem anticoagulação plena devido ao CHA2DS2-VA de 1.