

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Leia o caso a seguir.
Um paciente de 45 anos, com histórico de uso nocivo de álcool muito importante (consumo diário de destilados), é admitido na unidade de emergência 48 horas após sua última ingestão alcoólica. Apresenta-se agitado, desorientado no tempo e no espaço, com tremores grosseiros de extremidades, sudorese profusa, taquicardia e relatos de alucinações visuais ("vê bichos na parede"). Ao exame físico, apresenta-se afebril e pressão arterial de 160/100 mmHg.
Considerando o diagnóstico de Delirium Tremens, qual é a conduta terapêutica inicial correta nesse caso?
Administrar benzodiazepínicos (como o Diazepam), preferencialmente por via intravenosa, ajustando a dose conforme a gravidade dos sintomas ou escalas como a CIWA-Ar.
Iniciar imediatamente infusão de soro glicosado a 5% para prevenir hipoglicemia, seguida de reposição de tiamina (vitamina B1).
Prescrever haloperidol como monoterapia inicial para controle da agitação psicomotora e das alucinações, visando evitar a depressão respiratória.
Realizar contenção mecânica imediata e aguardar a remissão espontânea dos sintomas, uma vez que o quadro é autolimitado e o uso de sedativos aumenta a mortalidade.