

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
A equipe de Atenção Primária à Saúde acompanha a família Ferreira, residente em uma comunidade urbana de alta vulnerabilidade social, marcada por alagamentos frequentes, acúmulo de lixo e casas com ventilação precária.
Durante visitas domiciliares, a equipe observa:
• Mãe (36 anos): tosse persistente há 2 semanas, febre baixa e cansaço;
• Filho adolescente (15 anos): febre, dor de cabeça e manchas vermelhas pelo corpo;
• Filha (10 anos): febre leve e dor muscular;
• Avó (65 anos): hipertensa, com histórico prévio de tuberculose tratada;
• Condições ambientais: água parada, lixo próximo às casas, risco de proliferação de roedores e mosquitos Aedes aegypti;
• Família: pouco conhecimento sobre prevenção, medo de doenças e dificuldades de adesão a tratamentos.
Considerando MCCP, abordagem familiar, Educação Popular em Saúde (EPS), vigilância em saúde e coordenação multiprofissional, assinale a alternativa correta.
A equipe deve realizar avaliação integral de todos os membros da família, identificar sinais suspeitos de tuberculose, dengue e leptospirose, notificar casos suspeitos à vigilância epidemiológica.
A equipe deve notificar apenas casos confirmados de tuberculose, dengue e leptospirose, aguardando resultados laboratoriais antes de qualquer ação de vigilância ou educação familiar, evitando alarme na comunidade.
O manejo deve priorizar apenas a doença mais evidente em cada paciente (por exemplo, dengue no adolescente e leptospirose na filha), para otimizar recursos da APS.
A equipe deve focar apenas nos casos clínicos individuais, tratando sintomas e prescrevendo medicações, sem orientar a família ou realizar ações preventivas no ambiente, pois a responsabilidade pelo controle de doenças é exclusiva do setor municipal de saúde.