

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Mulher de 62 anos, hipertensa e diabética, comparece à consulta de rotina na Unidade de Saúde da Família (USF). Relata uso regular de metformina, losartana e hidroclorotiazida. Nega eventos cardiovasculares prévios. Exames recentes mostram LDL-colesterol de 118 mg/dL. É ex-tabagista há 5 anos. Pergunta se “já não está na hora de começar AAS para prevenir infarto”.
Considerando a prevenção cardiovascular e as recomendações atuais, é CORRETO afirmar que:
a prevenção primária e a secundária seguem as mesmas recomendações quanto ao uso de antiagregantes plaquetários.
o AAS está indicado em toda pessoa com diabetes acima de 60 anos, independentemente do risco cardiovascular.
a introdução do AAS é mandatória quando o LDL-colesterol estiver acima de 100 mg/dL.
o uso rotineiro de AAS não é recomendado para prevenção primária nesse contexto, devendo-se priorizar o controle de fatores de risco e, conforme o risco global, considerar estatina.
a ausência de eventos prévios contraindica qualquer intervenção medicamentosa preventiva.