

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
F.T.R, feminino, 38 anos, relata histórico de rinite perene desde a juventude, com piora progressiva do padrão respiratório nas últimas duas décadas; apresenta episódios recorrentes de obstrução nasal severa, anosmia e respiração oral, tendo sido submetida a duas polipectomias com recidiva precoce; nos últimos anos, desenvolveu quadro de asma persistente com múltiplas exacerbações, apesar do uso de corticosteroide inalatório em dose alta e broncodilatadores de longa ação, com associação de bloqueador de leucotrieno; refere piora aguda da dispneia, chiado no peito e sensação de sufocamento após ingestão de AINEs como ibuprofeno e ácido acetilsalicílico, além de congestão nasal imediata; diante da tríade clínica de asma, polipose nasal e intolerância a aspirina, qual é a conduta terapêutica mais adequada para manejo de base, conforme as evidências atuais?
Introdução de bloqueador biológico anti-IL 4Rα (dupilumabe), visando controle da inflamação tipo 2 em múltiplos sítios (vias aéreas superiores e inferiores), incluindo melhora na função pulmonar e redução da polipose nasal.
Realização de teste de provocação oral com AAS como método diagnóstico de primeira linha, independentemente do risco de reação grave.
Substituição dos corticosteroides inalatórios por broncodilatadores de curta ação e monitoramento clínico da evolução dos sintomas.
Indicação imediata de cirurgia endoscópica funcional dos seios paranasais para retirada dos pólipos, como tratamento resolutivo da tríade.